Postado em 23/01/2018 | Compartilhar com


Sustentabilidade: Amecafé Mantiqueira e Minasul promovendo a união das cafeicultoras da Mantiqueira
Minasul apoia as mulheres da associação na busca por conhecimentos que possam agregar mais valor ao café produzido por elas


A Fazenda Capoeira, em Areado, foi palco do 4º Encontro da Mulher do Café, que recebeu, no dia 23 de novembro, cerca de 300 pessoas, entre elas, o grupo formado por 40 mulheres produtoras da Associação das Mulheres Empreendedoras do Café da Serra da Mantiqueira – AMECAFE, que engloba municípios de São Gonçalo do Sapucaí, Jesuania, Heliodora, Cambuquira, Lambari, Cristina, Pedralva. A participação da AMECAFÉ Mantiqueira se deu através da Minasul que, mais uma vez, apoiou as mulheres da associação na busca por conhecimentos que possam agregar mais valor ao café produzido por elas. Essa é uma forma de reforçar a parceria existente entre Minasul e AMECAFÉ Mantiqueira na busca pelo desenvolvimento e excelência na produção de café.

Para o evento, a Minasul montou um blend com cafés das produtoras da associação que foi servido no estande. Com embalagem personalizada com o logo da Associação, os cafés foram preparados através dos métodos Hario V60, Clever e na prensa francesa.

Com o objetivo de promover a troca de experiências e de informações, os membros da AMECAFÉ Mantiqueira participaram das palestras do professor Flávio Borém, da UFLA, que abordou o tema “Qualidade que Impacta Vidas”, e do sócio-diretor da Capricórnio Coffees, Edgard Bressani, que falou sobre “Parcerias de Sucesso”.

“Nós, da AMECAFE, agradecemos à Minasul que sempre nos apoia. Somos pequenas produtoras, meeiras, arrendatárias e catadoras. A maioria não sabia da qualidade de seu produto e agora, através de cursos e capacitações, já aprenderam um pouco. Muitas guardavam o café em casa.  São mulheres de garra, que lutam por um espaço no mundo e o trabalho que sabem fazer é o café: plantam, colhem, adubam, pulverizam e cuidam do terreiro.  Somos a AMECAFÉ Mantiqueira, e agradecemos a Minasul por nós enxergarem”, diz Letícia Seda, presidente da associação.

IWCA Mantiqueira elege nova diretoria

Há dois anos, Letícia Seda fundou o subcapítulo da Aliança Internacional das Mulheres do Café, intitulado IWCA Mantiqueira, formado exclusivamente por mulheres ligadas à cadeia do café, que tem como principal objetivo dar visibilidade as mesmas e ao trabalho por elas realizado. A IWCA é uma plataforma de café. Seda tornou-se diretora da IWCA Mantiqueira e, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das mulheres produtoras de café da Serra da Mantiqueira e de suas famílias, fundou em julho de 2017 a Associação das Mulheres Empreendedoras do Café da Serra da Mantiqueira – AMECAFÉ Mantiqueira.

Desde então, Letícia Seda acumulou os cargos de Diretora da IWCA Mantiqueira e Presidente da AMECAFÉ Mantiqueira. Em Assembleia Geral da IWCA Mantiqueira, realizada no início de dezembro, foi eleita nova diretoria da entidade, que será assumida por Sandra Maria Momoeda e Iraci Loreto, respectivamente Diretora e vice-Diretora. “Como eu acumulava a diretoria da IWCA Mantiqueira e a presidência da AMECAFÉ Mantiqueira, muitos não conseguiam separar as duas entidades. Se fez necessário, dessa forma, que eu não fosse reeleita para a IWCA Mantiqueira, pois somente assim ficaria claro a atuação de cada entidade, que são independentes e se complementam pois  ambas tem o foco no trabalho das mulheres do café. ”, explica Seda.

Seda se despediu da Diretoria da IWCA Mantiqueira com agradecimentos. “Agradeço à Brígida Salgado, presidente da IWCA Brasil neste período, que sempre me apoiou e nos abriu os caminhos.  Agradeço a todos que nos apoiaram, ensinaram, que acreditaram em nós e principalmente no meu trabalho, pois comecei do zero e aprendi no dia a dia.  O que me impulsionou foi a vontade de fazer a diferença no olhar para as pequenas cafeicultoras, foi pensar que as oportunidades tinham de ser iguais e que através da capacitação, do conhecimento poderiam conquistar seus espaços no mundo cafeeiro.  E, com a AMECAFÉ Mantiqueira continuo meu trabalho de abrir caminhos, fazendo parcerias e unindo mulheres que possuem o mesmo pensamento de honestidade e partilha buscando a igualdade de oportunidades”. 

 

 

 

Busca

Agrocast

O Agrocast é um dos canais de comunicação da Cooperativa Minasul para você, produtor, a respeito do Universo Agro. Temas relevantes de commoditie, economia e sustentabilidade da agricultura brasileira toda semana para você. Então fique de ouvidos atentos!!

© 2023 MINASUL - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO | Todos os direitos reservados.