CÓDIGO
DE CONDUTA
ÍNDICE
MISSÃO, VISÃO E VALORES DA COOPERATIVA
1
MENSAGEM DO DIRETOR-PRESIDENTE
2
I - SOBRE O CÓDIGO
3
II - COLABORADORES E AMBIENTE DE TRABALHO
3
III - RELAÇÕES COM O PÚBLICO EXTERNO
9
IV - PATRIMÔNIO E RECURSOS DA COOPERATIVA
15
V - COMPROMISSO NO COMBATE E PREVENÇÃO A CORRUPÇÃO
16
VI - INFORMAÇÕES FINANCEIRAS E CONTÁBEIS
16
VII - GESTÃO DO CÓDIGO DE CONDUTA
17
VIII - VIOLAÇÕES E MEDIDAS DISCIPLINARES APLICÁVEIS
17
IX - CANAL DE CONDUTA
18
MINASUL
NEGÓCIO
Facilitar, dar segurança e confiança ao negócio de nossos clientes.
MISSÃO
Proporcionar aos nossos Cooperados soluções integradas para o crescimento de seus
negócios.
VISÃO
Ser referência nacional de empresa cooperativista em toda a cadeia do agronegócio, da
lavoura à gôndola, integrando produção, indústria e comércio até 2.021.
VALORes
Ética;
Transparência;
Excelência nos negócios;
Desenvolvimento de capital humano;
Compromisso com os pincípios cooperativistas com foco em resutado;
Responsabilidade socioambiental;
Agilidade e eficiência;
Intensidade e alta performance;
MENSAGEM DO DIRETOR-PRESIDENTE
O!
AcrEDITAMOS que o sucesso DA MINASUL depende, dentre outros fATORes, DA IMAGEM
positivA e rEPUTAÇÃO que ELA MANTém junto AOS seus cooperADOS, clientes, fornecedores
e COMUNIDADE. PARA TANTO, NECESSITAMOS do rEAL comprometimento DAQUELES que SÃO A
ALMA do nosso negócio: AS PESSOAS. PARA isso, é NECESSÁRIO PENSARMOS e AGIRMOS sempre
com A VISÃO de donos do negócio”.
CABE A nós - eu, você e todos os COLABORADORes - MANTer A trADIÇÃO de SERIEDADE e ÉTICA
que TANTO trABALHAMOS PARA construir. O nosso Código de CONDUTA é um GUIA que
nortEARÁ Você NAS rELAÇÕES DIÁRIAS com cooperADOS, COLEGAS, fornecedores, clientes e
COMUNIDADE.
LEIA, prATIQUE e multiplique esses princípios.
JOSÉ MARCOS RAFAEL MAGALHÃES
Diretor-Presidente
I - SOBRE O CÓDIGO
O Código de CONDUTA é um desdobrAMENTO dos vALORes DA MINASUL e reprESENTA o
nosso compromisso com A ÉTICA e A intEGRIDADE em NOSSA GESTÃO cooperATIVISTA.
InspirAMO- nos NESSAS diretrizes PARA CRIAR um Código ABRANGENTe, que trATA com
obJETIVIDADE tEMAS dirETAMENTe LIGADOS AO nosso COTIDIANO.
APLICAÇÃO
O Código de CONDUTA SE APLICA, OBRIGATORIAMENTe, A todos os conselheiros, diretores e
COLABORADORes e deve servir de referÊNCIA PARA cooperADOS, COMUNIDADE, clientes e
fornecedores.
NÃO pretendemos, com esse documento, ESGOTAR TODAS AS SITUAÇÕES que POSSAM surgir.
Em CASO de DÚVIDAS, você terÁ um CANAL ABERTO de DIÁLOGO por meio do nosso CANAL de
CONDUTA e gestores.
II -COLABORADORES E AMBIENTE DE TRABALHO
EXERCÍCIO ADEQUADO DA FUNÇÃO
AcrEDITAMOS que, em um bom AMBIENTe de trABALHO, o comprometimento de todos e o
trABALHO em equipe potENCIALIZAM nossos rESULTADOS. BUSCAMOS um ESPAÇO divERSIFICADO
e de INCLUSÃO, que vALORIZe A inovAÇÃO e QUALIDADE, e NÃO tolerAMOS QUALQUER tipo de
desrespeito ou DISCRIMINAÇÃO. PrOPICIAMOS um LOCAL de trABALHO respeitoso, justo e com
OPORTUNIDADES de crescimento contínuo.
PARA que isso ocorrA, devemos seguir ALGUMAS ORIENTAÇÕES:
DemonstrAR cortESIA com os cooperADOS, COLEGAS, clientes e fornecedores,
COLABORANDO com eles e rESPEITANDO SUAS diferENÇAS;
Seguir os princípios DA ÉTICA, AGINDO com HUMILDADE, demonstrANDO
comprometimento, ATITUDES condizentes com A fUNÇÃO que DESEMPENHA e integrAÇÃO
nos trABALHOS em equipe;
BUSCAR inovAÇÃO e QUALIDADE;
PrOPAGAR o vALOR do respeito AO outro, preservANDO SUA VIDA privADA e SUA convivÊNCIA
SOCIAL, EVITANDO especULAÇÕES e COMENTÁRIOS que POSSAM ABALAR A morAL de QUALQUER
cooperADO, COLABORADOR, cliente ou fornecedor;
NÃO utilizAR o CARgo ou POSIÇÃO ocUPADA PARA obter fAVorecimentos PESSOAIS ou PARA
outrem com rELACIONAMENTO direto e indireto.
RELACIONAMENTOS INTERNOS
Somos UMA CooperATIVA que ACREDITA NAS rELAÇÕES e que rESPEITA os vínculos AFetivos e de
PARentesco que unem nossos COLABORADORes. EntrETANTO, cUIDADOS prECISAM ser TOMADOS
PARA EVITARMOS conflitos de interesses. No TOCANTe À rELAÇÃO de PARentesco entre
COLABORADORes, NÃO é permitido MANTer ou contrATAR PARentes em funções em que HAJA
UMA rELAÇÃO hierÁRQUICA dirETA, ou AINDA, NA QUAL POSSA existir um potENCIAL conflito de
interesse PARA TOMADA de DECISÃO. O mesmo se PARA os rELACIONAMENTOS AFetivos entre
COLABORADORes.
ATIVIDADES PARALELAS
ConsiderAMOS ATIVIDADE PARALELA o desempenho, pelo COLABORADOR, de outrA ATIVIDADE
prOFISSIONAL, ALÉM DAQUELA rEALIZADA NA CooperATIVA. Você pode DESEMPENHAR AS
ATIVIDADES PARALELAS que DESEJAR, desde que NÃO prejudiquem o seu rendimento, que
SEJAM rEALIZADAS forA do horÁRIO de trABALHO ACORDADO com A MINASUL e que NÃO
conflitem com os negócios, interesses e setores de ATUAÇÃO DA CooperATIVA.
POSTURA ESPERADA DOS COLABORADORES
Cumprir sempre AS NORMAS, POLÍTICAS, processos e procedimentos ESTABELECIDOS. NA
DÚVIDA, busque ORIENTAÇÃO com seu gestor IMEDIATO;
REALIZAR AS TARefAS com ATENÇÃO e DEDICAÇÃO, EVITAR erros e SUAS CONSEQUÊNCIAS. CASO
ocorrAM, NÃO ocULTAR o fATO, corrigir IMEDIATAMENTe e BUSCAR ELIMINAR A CAUSA;
PARTICIPAR com PONTUALIDADE e DEDICAÇÃO dos trEINAMENTOS oferecidos PELA
CooperATIVA;
AprESENTAR-SE no AMBIENTe de trABALHO em pleno ESTADO de NORMALIDADE (sem
EMBRIAGUEZ, uso de drOGAS etc.);
4
NÃO PORTAR ARMAS de QUALQUER espécie no exercício DA SUA fUNÇÃO e NAS
DEPENDÊNCIAS DA CooperATIVA, exceto QUANDO for DESIGNADO;
NÃO PORTAR ou utilizAR drOGAS ILÍCITAS NAS DEPENDÊNCIAS DA CooperATIVA;
NÃO PARTICIPAR, incentivAR ou tolerAR QUALQUER fORMA de DISCRIMINAÇÃO de ETNIA,
gênero ou por SUAS preferÊNCIAS POLÍTICAS, sexUAIS, rELIGIOSAS, culturAIS, ou por
DEFICIÊNCIA;
NÃO prATICAR ASSÉDIO sexUAL, econômico, morAL ou SITUAÇÕES que configurem
pressões, INTIMIDAÇÕES ou AMEAÇAS no rELACIONAMENTO entre COLABORADORes,
independentemente de seu nível hierÁRquico;
AssegurAR A trANSPARência de seus vínculos AFetivos e PARentescos, COMUNICANDO
QUAISQUER ATIVIDADES ou SITUAÇÕES que POSSAM ACARRetar conflitos de interesses (LEIA MAIS
no tópico “Conflitos de Interesses”);
ZELAR PELA NOSSA IMAGEM, EVITANDO COMPORTAMENTO indevido em público QUANDO
estiver USANDO UMA PEÇA de vESTUÁRIO, crACHÁ ou veículo com A MARCA MINASUL.
POSTURA ESPERADA DA LIDERANÇA
CABE AOS COLABORADORes que ocUPAM POSIÇÃO de liderANÇA ATENTARem PARA NORMAS de
CONDUTA e de posturA ÉTICA, A SERem SEGUIDAS com rigor. Constitui-se, pois, MISSÃO do
líder:
Promover processos seletivos e ADMISSIONAIS, levANDO em considerAÇÃO HABILIDADES e
competÊNCIAS ESPECÍFICAS PARA A fUNÇÃO;
IncentivAR INICIATIVAS VOLUNTÁRIAS, que POSSAM contribuir PARA o crescimento DA
culturA DA SOLIDARIEDADE e PARA A prÁTICA DAS ATIVIDADES em equipe;
TrATAR todos com IGUALDADE, sem preconceito de rAÇA, sexo, IDADE ou QUALQUER outro
fATOR DISCRIMINATÓRIO;
ACEITAR com NATURALIDADE A PARTICIPAÇÃO dos COLABORADORes nos processos de
recrUTAMENTO interno de PESSOAL, sem promover QUALQUER tipo de rETALIAÇÃO;
ACEITAR CRÍTICAS, desde que fUNDAMENTADAS e ENCAMINHADAS como ATITUDE
construtivA, pelos CANAIS competentes;
INFLUENCIAR os DEMAIS COLABORADORes PARA o cumprimento deste Código;
ORIENTAR seus suborDINADOS QUANDO em DÚVIDA SOBRe A APLICAÇÃO DAS NORMAS de CONDUTA;
Ouvir e enderEÇAR questões de ÉTICA e CONDUTA.
APARÊNCIA E HIGIENE PESSOAL
Os COLABORADORes devem:
USAR vESTIMENTAS ADEQUADAS AO tipo de ATIVIDADE que desenvolvem, de ACORdo com o
público com o QUAL têm CONTATO e com os HÁBITOS culturAIS e orGANIZACIONAIS;
CUIDAR DA higiene e APARência PESSOAL.
RELACIONAMENTO COM O COOPERADO
Além de BUSCAR A PARTICIPAÇÃO dos cooperADOS NAS decisões DA CooperATIVA, entende- se
como princípios e CONDUTAS AS SEGUINTes diretrizes:
Defender os interesses dos cooperADOS e prESTAR-LHES infORMAÇÕES CLARAS, CONFIÁVeis e
OPORTUNAS, expondo AS VANTAGENS e LIMITAÇÕES no que dizem respeito AOS produtos e
serviços DA CooperATIVA;
Promover progrAMAS de fORMAÇÃO CONTINUADA, PRINCIPALMENTe, os que estimulem A
culturA do cooperATIVISMO;
DIVULGAR infORMAÇÕES AOS cooperADOS sobre AS AÇÕES DA AdministrAÇÃO DA
CooperATIVA, GARANTINDO-LHES, ASSIM, A trANSPARência NA CONDUÇÃO DAS TOMADAS de
DECISÃO;
MANTer rELACIONAMENTO de CONFIANÇA com os cooperADOS, trATANDO-OS com respeito,
gentilezA, polidez, corDIALIDADE e cortESIA, rESPEITANDO sempre os seus pontos de VISTA,
interesses e direitos;
ESTIMULAR e CONSOLIDAR AS MANIFESTAÇÕES e SOLICITAÇÕES do cooperADO no
desenvolvimento DAS MELHORIAS de produtos, serviços e rELACIONAMENTOS;
RESPEITAR A privACIDADE de nossos cooperADOS, MANTendo em sigilo SUAS
infORMAÇÕES, operAÇÕES e serviços contrATADOS/prESTADOS;
EntrEGAR os produtos e serviços dentro dos prAZos NEGOCIADOS;
REJEITAR QUALQUER tipo de moVIMENTAÇÃO FINANCEIRA de origem frAUDULENTA ou com
indícios de LAVAGEM de dinheiro;
NÃO tolerAR A prÁTICA de PAGAMENTOS ou recebimentos QUESTIONÁVeis ou indevidos,
como TAMBÉM outros fAVorecimentos ou vANTAGENS.
CONFLITO DE INTERESSES
NA CONDUÇÃO DAS rESPONSABILIDADES prOFISSIONAIS, comerCIAIS e NAS AÇÕES PESSOAIS, os
COLABORADORes devem zELAR PARA que NÃO HAJA conflito de interesse e nem DANOS À
IMAGEM DA CooperATIVA.
Ao ingrESSAR NA CooperATIVA, os COLABORADORes ASSUMEM o compromisso de NÃO utilizAR o
vínculo com A MINASUL PARA PRIVILEGIAR outros negócios, PESSOAS ou obter vANTAGENS
INDEVIDAS PARA SI.
PARA ATender corrETAMENTe A ESTA OBRIGAÇÃO, é fUNDAMENTAL SABER IDENTIFICAR e EVITAR
SITUAÇÕES que POSSAM gerAR conflito de interesses.
QUANDO um conflito de interesse?
HAVerÁ conflito sempre que você se encontrAR em UMA SITUAÇÃO que POSSA levÁ-LO A
TOMAR decisões motivADAS por outros interesses que NÃO os DA CooperATIVA, TAIS como:
ACEITAR presentes, entretenimento, VIAGEM ou benefício direto ou indireto, como
BONIFICAÇÃO PARA fECHAR ACORdos/contrATOS;
Adquirir AÇÕES de clientes ou fornecedor DA CooperATIVA, com BASE em infORMAÇÕES
PRIVILEGIADAS, ou fornecer ESSAS infORMAÇÕES A terceiros;
UtilizAR recursos e ATIVos DA CooperATIVA PARA ATender interesses PARTICULARes;
MANTer rELAÇÕES comerCIAIS privADAS com clientes, fornecedores ou PARceiros de
negócios, NAS QUAIS vENHA A obter privilégios em rAZÃO DAS SUAS rESPONSABILIDADES,
CARgo ou prestígio NA CooperATIVA;
ContrATAR ou INDICAR A contrATAÇÃO de PARentes ou levAR outrAS PESSOAS A INDICÁ-LOS,
forA dos princípios ESTABELECIDOS de competÊNCIA e potENCIAL.
SAÚDE, SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE
A SAÚDE, A SEGURANÇA dos COLABORADORes e A protEÇÃO AO meio AMBIENTe SÃO
PRIORIDADES PARA A MINASUL, ESTANDO ACIMA de questões ECONÔMICAS. É de
rESPONSABILIDADE de CADA um ESTAR fAMILIARIZado com POLÍTICAS, procedimentos e
prÁTICAS rELACIONADAS A esses tEMAS e cumpri-los rigorOSAMENTe.
PARA isso, os COLABORADORes DA CooperATIVA devem:
RESPEITAR TODAS AS NORMAS, rEGULAMENTOS e procedimentos rELATIVos À MANUTENÇÃO DA
SAÚDE, segurANÇA ocUPACIONAL e preservAÇÃO do meio AMBIENTe;
COMUNICAR IMEDIATAMENTe A ocorrÊNCIA de QUALQUER incidente ou ACIDENTe;
PrATICAR o consumo consciente, NÃO desperDIÇANDO ÁGUA, enerGIA ou os diversos
MATERIAIS disponíveis em seu LOCAL de trABALHO;
PrATICAR A COLETA SELETIVA, DESTINANDO os resíduos corrETAMENTe nos coletores
IDENTIFICADOS;
Contribuir PARA A prOMOÇÃO de um AMBIENTe de trABALHO seguro e SAUDÁVel.
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E PROPRIEDADE INTELECTUAL
A CONFIDENCIALIDADE e privACIDADE DAS infORMAÇÕES DA MINASUL devem ser rESPEITADAS.
Em ALGUNS CASOS, o uso DESSAS infORMAÇÕES pode, inclusive, infringir leis e rEGULAMENTOS
NACIONAIS e intERNACIONAIS, PRINCIPALMENTe se utilizADAS PARA SEU benefício FINANCEIRo ou
outros benefícios PESSOAIS.
InfORMAÇÕES PRIVILEGIADAS SÃO DADOS relevANTes sobre UMA emprESA que NORMALMENTe
NÃO ESTÃO disponíveis AO público em gerAL e devem ser trATADAS com o sigilo ADEQUADO.
Os trABALHOS de NATURezA intELECTUAL e AS infORMAÇÕES estrATÉGICAS APRESENTAM rESULTADOS
que interESSAM, exclusivAMENTe, À MINASUL. PARA ASSEGURAR A intEGRIDADE e o sigilo DAS
infORMAÇÕES, ADOTAR A SEGUINTe posturA:
RESPEITAR A prOPRIEDADE intELECTUAL. Todos os DADOS produzidos e MANTIDOS nos
EQUIPAMENTOS e sistEMAS de infORMAÇÃO DA CooperATIVA SÃO de SUA prOPRIEDADE
exclusivA;
NÃO ALTerAR o conteúdo de QUALQUER documento, infORMAÇÃO ou DADO, sem A
AUTORIZAÇÃO competente;
Reprimir A CÓPIA de softwARes protegidos por direitos AUTORAIS, desenvolvidos
intERNAMENTe NA CooperATIVA;
NÃO COPIAR softwARes ADQUIRIDOS por contrATOS de LICENCIAMENTO, A NÃO ser que o
detentor dos direitos AUTORAIS CONCEDA A PERMISSÃO, por escrito;
NÃO INSTALAR progrAMAS nos COMPUTADORes DA CooperATIVA SEM A AUTORIZAÇÃO do
DEPARTAMENTO de TECNOLOGIA DA InfORMAÇÃO;
UtilizAR o correio eletrônico APENAS PARA ASSUNTOS prOFISSIONAIS, NÃO se permitindo, em
QUALQUER SITUAÇÃO, o COMPARTILHAMENTO de MENSAGENS com conteúdos ILEGAIS, imorAIS,
pornogrÁFICOS ou que contENHAM teor DISCRIMINATÓRIO de rAÇA, POLÍTICA, rELIGIÃO ou outro;
NÃO DIVULGAR documentos e infORMAÇÕES AO público externo sem IDENTIFICAÇÃO do
AUTOR e sem AUTORIZAÇÃO do DEPARTAMENTO de Gente;
NÃO utilizAR A LOGOMARCA DA MINASUL, sem A AUTORIZAÇÃO do DEPARTAMENTO de
MARKeting;
NÃO COMPARTILHAR PLANOS de comerCIALIZAÇÃO, prOMOÇÃO ou DIVULGAÇÃO de produtos e
serviços DA MINASUL;
REPASSAR infORMAÇÕES CONFIDENCIAIS PARA COLABORAR com invESTIGAÇÕES jUDICIAIS
somente com A APRovAÇÃO do DEPARTAMENTO Jurídico;
NÃO utilizAR redes SOCIAIS em horÁRIO de expediente A menos que estEJA DESIGNADO
PARA o uso;
NÃO utilizAR softwARes NÃO disponibilizADOS PELA CooperATIVA PARA rEALIZAR SUAS
ATIVIDADES prOFISSIONAIS;
SOLICITAR AUTORIZAÇÃO PARA o DEPARTAMENTO de Comunicação ANTes de utilizAR infORMAÇÕES
DA MINASUL em ATIVIDADES e PUBLICAÇÕES extERNAS, TAIS como AULAS, PALESTRAS, congressos,
trABALHOS ACADÊMICOS, entre outros;
NA hipótese de se DESLIGAR DA CooperATIVA, NÃO leve CÓPIA de infORMAÇÕES, PADRões,
processos ou QUALQUER outrA infORMAÇÃO;
Restringir o ACESSO de PESSOAS NÃO AUTORIZADAS AOS sistEMAS infORMATIZADOS e NUNCA
lhes fornecer A SUA SENHA PESSOAL.
O COLABORADOR deve ESTAR ciente de que A CooperATIVA monitorA os registros de NAVEGAÇÃO
NA internet, E-MAIL, infORMAÇÕES ARMAZENADAS nos COMPUTADORes e o uso dos recursos de
telefONIAvel e fixA, PORTANTO, o COLABORADOR NÃO deve ter EXPECTATIVA de privACIDADE
no que se refere A esses ASSUNTOS.
III - RELAÇÕES COM PÚBLICOS EXTERNOS
RELACIONAMENTOS COM CLIENTES
Ao NEGOCIAR com os clientes DA CooperATIVA, ESTA requer que todos os COLABORADORes
ADOTem ATITUDES de corDIALIDADE, respeito, HONESTIDADE, SERIEDADE, IMPARCIALIDADE e
jUSTIÇA, cumprindo os ACORdos FIRMADOS e BUSCANDO sempre A melhor ALTERNATIVA PARA AS
PARTes envOLVIDAS.
RELACIONAMENTOS COM CONCORRENTES
A concorrÊNCIA LEAL deve ser elemento BÁSICO em TODAS AS operAÇÕES DA MINASUL. A
MINASUL rEPUDIA QUALQUER prÁTICA que POSSA restringir o comércio ou A livre concorrÊNCIA,
em ESPECIAL AS prÁTICAS ILEGAIS de fORMAÇÃO de CARTel, frAUDE A LICITAÇÕES ou ABUSOS de
poder.
A CooperATIVA ESTÁ TOTALMENTe comprOMETIDA com o cumprimento DAS leis de
concorrÊNCIA; com o envolvimento ATIVo e A cooperAÇÃO com AS AUTORIDADES de defESA DA
concorrÊNCIA; e com o cumprimento DAS leis de concorrÊNCIA contrA terceiros que AJAM de
fORMA ANTICOMPETITIVA.
RELACIONAMENTO COM PARCEIROS DE NEGÓCIOS
PARceiros de negócios SÃO PARTe IMPORTANTe dos negócios e operAÇÕES DA CooperATIVA.
QUALQUER CONDUTA INADEQUADA por PARTe de nossos PARceiros pode ter um IMPACTO
NEGATIVo NA NOSSA IMAGEM e rEPUTAÇÃO e nos expor potENCIALMENTe À rESPONSABILIDADE
civil ou CRIMINAL, ALÉM de outrAS PENALIDADES.
Por ESSA rAZÃO, nosso Código deve servir de referÊNCIA A nossos PARceiros NA CONDUÇÃO
de seus negócios com A MINSUL ou em nome DA MINASUL, QUANDO pertinente. CASO
você lide com terceiros no seu DIA A DIA, tENHA certezA de que estes CONHEÇAM os
preceitos AQUI detERMINADOS e ATUEM em LINHA com eles.
DESSA MANEIRA, você deve ter certezA de que o PARceiro de negócios COMPARTILHA de
nossos vALORes e AGE de ACORdo com eles. PARA TANTO, você deve procurAR, no exercício de
SUA fUNÇÃO, rEALIZAR UMA ANÁLISE MINUCIOSA SOBRe TAL PARceiro, incluindo possível processo
de DILIGÊNCIA ANTerior À contrATAÇÃO, de fORMA que POSSA ASSEGURAR que é um PARceiro
idôneo, devendo o desempenho dele ser monitorADO e AVALIADO.
SÃO vEDADOS os negócios com fornecedores ou prESTADORes de serviço de rEPUTAÇÃO
DUVIDOSA, ou que NÃO respeitem AS NORMAS e AS EXIGÊNCIAS CONSTANTes deste Código.
CONDIÇÕES DE TRABALHO E DIREITOS HUMANOS
NOSSAS POLÍTICAS BASEIAM-SE no respeito À DIGNIDADE de CADA indivíduo e AOS Direitos
HUMANOS reconhecidos intERNACIONALMENTe.
10
A AgrÁRIA NÃO tolerA, NÃO permite, NÃO COMPACTUA e NÃO rEALIZA negócios que envolvAM o
emprego de MÃO de obrA escrAVA e/ou infANTIL, A explorAÇÃO sexUAL de CRIANÇAS e
ADOLESCENTes e o trÁFICO de seres HUMANOS em nenhum processo rELACIONADO com AS
ATIVIDADES DA CooperATIVA ou de SUA CADEIA de vALOR.
RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA:
A CooperATIVA MINASUL tem seu rELACIONAMENTO com A imprENSA PAUTADO nos princípios
DA VerACIDADE e INDEPENDÊNCIA, tendo discernimento CLARo do que é o dever de infORMAR
e o que SÃO AÇÕES de MARKeting. PARA ASSEGURAR os interesses DA CooperATIVA, deve-se
ADOTAR AS SEGUINTes ORIENTAÇÕES:
Os CONTATOS com A imprENSA ocorrerÃO, exclusivAMENTe, por meio de PESSOAS ESIGNADAS PELA
CooperATIVA, sob ORIENTAÇÃO do DEPARTAMENTO de MARKeting;
Os interesses e A IMAGEM DA MINASUL deverÃO ser observADOS QUANDO DA CONCESSÃO de
entrEVISTAS, em outrA MANIFESTAÇÃO PÚBLICA SIMILAR ou em se trATANDO de PUBLICAÇÃO de
ARTIGOS;
As infORMAÇÕES fORNECIDAS devem ser BASEADAS NA trANSPARência, sendo rEPASSADAS de fORMA
CLARA e corrETA.
USO CONSCIENTE DAS MÍDIAS SOCIAIS
A CooperATIVA rESPEITA e APOIA A liberDADE de exprESSÃO. A PARTICIPAÇÃO NAS redes SOCIAIS
como FACEBOOK, INSTAGRAM, LinkedIn, WHATSAPP e outros deve sempre rESPEITAR os vALORes
e princípios DA CooperATIVA, cumprindo o objetivo de DIALOGAR e construir rELACIONAMENTOS,
com respeito e cortESIA.
Assim, é permitido que o nome DA CooperATIVA SEJA VINCULADO A POSTAGENS PESSOAIS, desde
que isso NÃO vENHA comprometer A NOSSA IMAGEM e rEPUTAÇÃO, e que AS POSTAGENS NÃO
estEJAM vincULADAS A CONDUTAS rEPUDIADAS PELA CooperATIVA ou que contENHAM QUALQUER
tipo de infORMAÇÃO CONFIDENCIAL ou SIGILOSA.
EnumerAMOS A SEGUIR os PRINCIPAIS pontos que você deve observAR AO PARTICIPAR NAS
redes SOCIAIS, em tópicos que envolvAM A CooperATIVA:
NUNCA PUBLICAR conteúdos, COMENTÁRIOS ou infORMAÇÕES rELACIONADAS A cooperADOS,
estrATÉGIAS, merCADO, prODUÇÃO, prODUTIVIDADE, tECNOLOGIAS, clientes e fornecedores;
Ter cUIDADO PARA NÃO infringir direitos AUTORAIS e de prOPRIEDADE intELECTUAL;
Somente fALAR em nome DA CooperATIVA SE for DESIGNADO PARA isso.
InfORMAR A ÁREA de MARKeting sempre que você IDENTIFICAR POLÊMICA ou CRÍTICA envolvendo
AS ATIVIDADES DA CooperATIVA;
PENSAR ANTes de emitir OPINIÃO. O que for PUBLICADO NAS redes SOCIAIS poderÁ SER
rAPIDAMENTe reproduzido e PERMANECER por muito tempo no AMBIENTe DIGITAL. Assim, é
IMPORTANTe PENSAR e AVALIAR os IMPACTOS que seu post ou COMENTÁRIO poderÁ CAUSAR PARA
Você e À CooperATIVA;
Ser cUIDADOSO AO DIVULGAR infORMAÇÕES PESSOAIS.
RELACIONAMENTO COM A COMUNIDADE
NOSSAS ATIVIDADES têm IMPACTO SIGNIFICATIVo NA COMUNIDADE. O comprometimento DA
MINASUL com cooperADOS e A COMUNIDADE fOMENTA A ATUAÇÃO DA CooperATIVA em
IMPORTANTes projetos. Nesse sentido, é imprescindível que tENHAMOS conhecimento
ADEQUADO sobre TODAS AS PARTes interESSADAS, SUAS NECESSIDADES e A fORMA como
intervimos e como ALTerAMOS o seu modo de VIDA.
Além de MANTer trANSPARente A COMUNICAÇÃO com A COMUNIDADE, A CooperATIVA SE
compromete A:
IncentivAR e APOIAR A rEALIZAÇÃO de trABALHOS vOLUNTÁRIOS;
ElevAR o PADRÃO de VIDA DA COMUNIDADE, por meio de AÇÕES SOCIAIS pertinentes;
BUSCAR reduzir os IMPACTOS de SUAS ATIVIDADES NA COMUNIDADE em que ESTÁ INSERIDA.
RELACIONAMENTO COM SINDICATOS
A rELAÇÃO MANTIDA entre A CooperATIVA e os SINDICATOS deve PAUTAR-SE dentro DAS NORMAS
e com respeito, DESTITUÍDA de QUALQUER fATOR DISCRIMINATÓRIO AOS COLABORADORes
SINDICALIZADOS.
RESPEITAMOS os direitos políticos e trABALHISTAS de nossos COLABORADORes, incluído o direito
À NEGOCIAÇÃO coletivA e À ASSOCIAÇÃO SINDICAL.
12
RELACIONAMENTO COM AGENTES PÚBLICOS
A cooperATIVA SABE o QUÃO IMPORTANTe é o DEBATe público legítimo e o PAPEL DAS
emprESAS privADAS NA constrUÇÃO de um AMBIENTe de negócios CONFIÁVel e
trANSPARente.
DESTA fORMA, entende que o rELACIONAMENTO DA CooperATIVA com AGENTes públicos deve
sempre ser PAUTADO pelo DIÁLOGO objetivo, CLARo e trANSPARente. E reforÇA por meio do seu
Código de CONDUTA o estrito cumprimento DA Lei em QUALQUER CONTATO com AGENTes
públicos, prezANDO sempre pelos princípios DA ÉTICA, intEGRIDADE e trANSPARência.
BRINDES, PRESENTES OU CORTESIAS
O recebimento e A ofERTA de brindes, presentes ou cortESIAS, AINDA que POSSA SER UMA
fORMA LEGÍTIMA de constrUÇÃO de bons rELACIONAMENTOS comerCIAIS, é UMA prÁTICA
prOIBIDA, exceto AO que se refere A:
Brindes INSTITUCIONAIS, como CANETAS, CADERNOS, AGENDAS, CAMISETAS, bonés, squeezes,
NÉCESSAIRes e SEMELHANTes, sempre com logotipos DAS emprESAS e de vALOR INSIGNIFICANTe;
Flores, CHOCOLATes, PEQUENAS lembrANÇAS e AFINS, de vALOR INSIGNIFICANTe e em DATAS
festivAS e ou comemorATIVAS do nosso CALENDÁRIO ANUAL.
Nos CASOS que exCEDAM AS CARACTERÍSTICAS ACIMA DESCRITAS, deve-se devolver ou recUSAR A
cortESIA. CASO isso POSSA CAUSAR desconforto NA rELAÇÃO comerCIAL, A cortESIA rECEBIDA
deve ser ENCAMINHADA AO gerente DA ÁREA que o enVIARÁ AO Departamento de Recursos
Humanos da MINASUL para que a cortesia seja destinada a doação.
Em hipótese ALGUMA o COLABORADOR pode receber brinde/presente em espécie (dinheiro,
cheque ou outro tipo de trANSAÇÃO FINANCEIRA).
A CooperATIVA entende que presentes e/ou brindes DADOS AO fAMILIAR do COLABORADOR - se
motivADO por um rELACIONAMENTO de negócios - SÃO considerADOS 'brindes de negócios',
PORTANTO NÃO deverÃO ser ACEITOS.
EVENTOS, VIAGENS E ENTRETENIMENTOS
PARA o recebimento de convites PARA eventos, VIAGENS e entretenimentos que
CONTRIBUAM PARA o fORTALECIMENTO do negócio e/ou crescimento prOFISSIONAL
rELACIONADO À fUNÇÃO exerCIDA NA CooperATIVA, deve-se observAR:
Entretenimento sob A fORMA de refeições ou drinques, podem ser ACEITOS, desde que
SEJAM de BAIXo custo e NÃO SEJAM frequentes;
Convites PARA PARTICIPAR de eventos técnicos (cursos, PALESTRAS, SEMINÁRIOS, VISITAS A
INSTALAÇÕES) custEADOS por clientes e fornecedores, somente poderÃO ser ACEITOS
MEDIANTe A APRovAÇÃO fORMAL de comitê específico, que tem A rESPONSABILIDADE de
AVALIAR A existÊNCIA de um possível conflito de interesses;
Convites PARA eventos que INCLUAM ALÉM de ASSUNTOS corporATIVos, progrAMAÇÕES de LAZer
divERSAS, PAGAMENTO de DESPESAS de ACOMPANHANTes, custEADOS por clientes e
fornecedores, ESTARÃO sujeitos A AVALIAÇÃO e APRovAÇÃO do referido comitê.
Nos CASOS que exCEDAM AS CARACTERÍSTICAS ACIMA DESCRITAS, deve-se recUSAR A cortESIA.
As VIAGENS e ESTADAS dos COLABORADORes SÃO ORIENTADAS PELAS NORMAS ESTABELECIDAS
PELA CooperATIVA.
DOAÇÕES, CONTRIBUIÇÕES E PATROCÍNIOS
As DOAÇÕES e PATRocínios devem ESTAR ALINHADOS com os vALORes DA MINASUL e somente
devem ser rEALIZADOS PARA ENTIDADES e PARceiros legítimos e idôneos, bem como devem
ESTAR de ACORdo com os interesses DA MINASUL, considerANDO-SE os benefícios gerADOS
PARA A COMUNIDADE, A VALORIZAÇÃO DA IMAGEM corporATIVA e A SUA preocUPAÇÃO com A
rESPONSABILIDADE SOCIAL.
As DOAÇÕES e PATRocínios devem ser prEVIAMENTe fORMALIZADOS, APRovADOS e registrADOS
de ACORdo com AS diretrizes DA CooperATIVA e de ACORdo com AS LEGISLAÇÕES APLICÁVeis.
A fim de EVITAR que AS DOAÇÕES e PATRocínios SEJAM utilizADOS PARA ocULTAR ALGUM tipo
de ATO ilícito, ou que QUALQUER trANSAÇÃO POSSA SER interprETADA como vANTAGEM
INDEVIDA, todos os COLABORADORes, clientes ou fornecedores devem seguir AS diretrizes
ESTABELECIDAS PELAS NORMAS DA CooperATIVA.
14
PARTICIPAÇÃO POLÍTICA
É vEDADO (A):
EfETUAR QUALQUER CONTRIBUIÇÃO em vALOR, bens ou serviços A QUALQUER CAMPANHA,
PARTIDO político ou CANDIDATO A CARgo político, PELA CooperATIVA ou em nome DA
CooperATIVA, forA DA LEGISLAÇÃO vigente.
PARTICIPAR de processos políticos, A NÃO ser durANTe seu tempo livre e ÀS SUAS prÓPRIAS
cUSTAS, sendo que A SUA PARTICIPAÇÃO deverÁ SER CONDUZIDA de fORMA TOTALMENTe
independente DA CooperATIVA;
CorrELACIONAR recursos, ESPAÇOS e IMAGEM DA CooperATIVA A interesses políticos,
PESSOAIS ou PARTIDÁRIOS.
A CooperATIVA DESAPRovA que COLABORADORes que ocUPAM CARgos de liderANÇA rEALIZem
contribuições POLÍTICAS, pois entende que esse ATO pode ser vincULADO com A MINASUL.
IV- PATRIMÔNIO E RECURSOS DA COOPERATIVA
ConsiderANDO-SE A IMPORTÂNCIA dos bens, EQUIPAMENTOS e INSTALAÇÕES DA MINASUL,
eles devem receber trATAMENTO extrEMAMENTe rESPONSÁVel. PORTANTO, é detERMINADO:
UtilizAR os sistEMAS eletrônicos APENAS PARA fins prOFISSIONAIS, sem contrARIAR AS
NORMAS intERNAS nem prejUDICAR o ritmo dos trABALHOS;
UtilizAR os recursos tecnológicos disponibilizADOS PELA MINASUL, incluindo o ACESSO À
internet, APENAS PARA ATIVIDADES de interesse DA CooperATIVA;
NÃO ARMAZenar ARquivos PARTICULARes como fotos, vídeos, trABALHOS ACADÊMICOS,
entre outros, nos AMBIENTes de rede;
ZELAR PELA conservAÇÃO e utilizAÇÃO ADEQUADA e corrETA do PATRIMÔNIO DA CooperATIVA;
ZELAR pelos EQUIPAMENTOS, MATERIAIS e veículos de MANEIRA A EVITAR ACIDENTes, perDAS e
prejuízos.
V - COMPROMISSO NO COMBATE E PREVENÇÃO À
CORRUPÇÃO
A CooperATIVA rEPUDIA todo e QUALQUER tipo de corrUPÇÃO, pois vALORIZAMOS NOSSA
rEPUTAÇÃO de conduzir negócios com nossos vALORes. É VITAL MANTer ESSA rEPUTAÇÃO,
UMA Vez que gerA CONFIANÇA por PARTe de nossos cooperADOS, COLABORADORes,
COMUNIDADE, clientes e fornecedores.
DESSA MANEIRA, rEAFIRMAMOS o compromisso DA CooperATIVA de conduzir os negócios
com intEGRIDADE e em confORMIDADE com AS leis que trATAM de ATOS lesivos contrA A
ADMINISTRAÇÃO e PATRIMÔNIO público (TAIS como corrUPÇÃO, conflito de interesse,
infORMAÇÃO PRIVILEGIADA, MAS SEM se LIMITAR A estes).
PAGAMENTOS fACILITADORes TAMBÉM SÃO UMA fORMA de suborno e SÃO, PORTANTO, proibidos.
PAGAMENTOS fACILITADORes SÃO pequenos PAGAMENTOS feitos PARA GARANTIR ou ACELERAR
AÇÕES rotineirAS ou, de outrA fORMA, induzir fUNCIONÁRIOS públicos ou terceiros A rEALIZAR
AÇÕES de rOTINA que SÃO OBRIGADOS A rEALIZAR, como EMISSÃO de LICENÇAS, controles de
imigrAÇÕES ou liberAR bens retidos NA ALFÂNDEGA. Isso NÃO inclui TAXAS ADMINISTRATIVAS
LEGALMENTe APLICÁVeis. COLABORADORes NÃO ESTÃO AUTORIZADOS A fAZer QUALQUER PAGAMENTO
fACILITADOR e devem se ASSEGURAR de que terceiros NÃO fAÇAM TAIS PAGAMENTOS em nosso
nome.
VI- INFORMAÇÕES FINANCEIRAS E CONTÁBEIS:
CABE A todos os COLABORADORes trABALHAR PARA ASSEGURAR A prECISÃO e trANSPARência DAS
infORMAÇÕES, dos rELATÓRIOS FINANCEIRos, dos documentos e DEMAIS COMUNICAÇÕES OFICIAIS
DA orGANIZAÇÃO AOS órGÃOS FISCALIZADORes e AO merCADO. VISANDO AO cumprimento
DESSAS diretrizes, A CooperATIVA deve:
Dispor de um registro CONTÁBIL, DETALHADO, que rEFLITA de MANEIRA exATA e fiel SUAS
trANSAÇÕES, direitos e OBRIGAÇÕES;
RegistrAR de fORMA prECISA e CONFIÁVel todos os GASTOS, incluindo brindes, PATRocínios,
DOAÇÕES, BOLSAS de estudo, comissões etc.;
AssegurAR que todos os registros SÃO completos, registrADOS de ACORdo com AS
NORMAS CONTÁBEIS LOCAIS do PAÍS A que corrESPONDAM;
AssegurAR que todos os registros CONTÁBEIS SÃO DEVIDAMENTe SUPORTADOS por
docUMENTAÇÃO OFICIAL e vÁLIDA;
MANTer DEVIDAMENTe ARquivADOS os documentos corporATIVos, corretos e concluídos,
incluindo os registros CONTÁBEIS, rELATÓRIOS de DESPESAS, fATURAS e comprovANTes.
16
VII- GESTÃO DO CÓDIGO DE CONDUTA
Com o objetivo de promover A DISSEMINAÇÃO do Código de CONDUTA, superVISIONAR AS
APLICAÇÕES de MEDIDAS DISCIPLINARes e zELAR pelos nossos vALORes e princípios éticos em
nossos negócios, A CooperATIVA possui um Comitê de CONDUTA, fORMADO por membros
APRovADOS e eleitos PELA DirETORIA e Conselho, e ESTÃO DESIGNADOS PARA gerir questões
rELACIONADAS AO possível desvio de CONDUTA e intEGRIDADE de MANEIRA gerAL.
Este Comitê tem por competÊNCIA:
REVISITAR BIENALMENTe e rEALIZAR A ATUALIZAÇÃO (QUANDO APLICÁVel) do Código de
CONDUTA;
AvALIAR AS VIOLAÇÕES do Código de CONDUTA, ENCAMINHADAS ATRAVés do CANAL de
CONDUTA ou rEPORTADAS pelos gestores;
ANALISAR os CASOS de MAIOR grAVIDADE cometidos contrA o Código e rECOMENDAR
MEDIDAS DISCIPLINARes nos CASOS MAIS grAVes de VIOLAÇÃO;
DetERMINAR A ADOÇÃO DAS MEDIDAS DISCIPLINARes NECESSÁRIAS ÀS infrAÇÕES e GARANTIR SUA
APLICABILIDADE;
Emitir rECOMENDAÇÕES sobre SITUAÇÕES de potENCIAL conflito de interesses entre
PARTes envOLVIDAS;
ESCLARecer possíveis DÚVIDAS QUANTO À interprETAÇÃO do texto do Código;
AssegurAR A existÊNCIA e MANUTENÇÃO do CANAL de CONDUTA como um CANAL de
COMUNICAÇÃO PERMANENTe e direto com o Comitê de CONDUTA PrOFISSIONAL.
VIII- VIOLAÇÕES E MEDIDAS DISCIPLINARES
APLICÁVEIS
É rESPONSABILIDADE de todos nossos COLABORADORes, cooperADOS, clientes e
fornecedores que ATUAM em nome DA CooperATIVA COMUNICAR QUALQUER VIOLAÇÃO ou
SUSPEITA de VIOLAÇÃO AOS requisitos desse Código;
As COMUNICAÇÕES de VIOLAÇÃO e SUSPEITA de VIOLAÇÃO, IDENTIFICADAS ou ANÔNIMAS,
poderÃO ser fEITAS dirETAMENTe pelo CANAL de CONDUTA;
Independentemente de AS COMUNICAÇÕES serem IDENTIFICADAS ou ANÔNIMAS, A
CooperATIVA TOMARÁ MEDIDAS, NA extENSÃO do permitido PELA lei APLICÁVel, PARA
proteger A CONFIDENCIALIDADE em QUALQUER DENÚNCIA rEALIZADA;
A CooperATIVA e seus COLABORADORes ESTÃO sujeitos, dependendo DAS circUNSTÂNCIAS, A
serem prOCESSADOS NAS esferAS ADMINISTRATIVA, cível e CRIMINAL, rESULTANDO em MULTAS e
PENALIDADES IMPOSTAS por VIOLAÇÕES ÀS leis e rEGULAMENTAÇÕES ANTICORRUPÇÃO e
ANTISSUBORNO APLICÁVeis (ou equivALENTe), bem como AS MEDIDAS DISCIPLINARes que
poderÃO ser APLICADAS PELA AgrÁRIA nos CASOS de VIOLAÇÕES deste Código, incluindo
rESCISÃO de contrATO do COLABORADOR e/ou dos PARceiros de negócios envolvidos,
conforme previsto no Código de CONDUTA;
DIANTe DA POSSIBILIDADE de grAVes punições, A CooperATIVA SE compromete em ESTAR
em confORMIDADE com os requisitos deste Código, por meio de prÁTICAS PARA A protEÇÃO
AOS seus interesses, TAIS como processos de DILIGÊNCIA, AUDITORIA extERNA e intERNA,
progrAMAS de trEINAMENTO, INCLUSÃO de disposições contrATUAIS de observÂNCIA A esse
Código em contrATOS com PARceiros de negócios, bem como o ESTABELECIMENTO de
sistEMA de controles internos e o monitorAMENTO contínuo dos riscos AOS QUAIS A
CooperATIVA ESTÁ EXPOSTA;
Todos os PARceiros de negócios, de QUALQUER NATURezA, que tiverem CONFIRMADAS SUAS
VIOLAÇÕES A este Código, ESTARÃO sujeitos À EXTINÇÃO do rELACIONAMENTO com A
CooperATIVA bem como A QUAISQUER outrAS MEDIDAS rEPARADORAS e jURÍDICAS nos termos
DAS leis e rEGULAMENTAÇÕES APLICÁVeis.
IX- CANAL DE CONDUTA
PARA conhecer, ANALISAR e resolver QUALQUER QUESTÃO referente AO Código de CONDUTA, A
CooperATIVA MANTém um CANAL DENOMINADO CANAL de CONDUTA, que pode ser ACESSADO
pelos públicos interno e externo.
É rESPONSABILIDADE de todos AGIRem de MANEIRA prOATIVA, fAZendo perGUNTAS, BUSCANDO
ORIENTAÇÕES e rEPORTANDO QUALQUER VIOLAÇÃO ou SUSPEITA de VIOLAÇÃO em rELAÇÃO A este
Código, outrAS POLÍTICAS, NORMAS e procedimentos DA CooperATIVA ou QUALQUER lei
govERNAMENTAL, regrA ou rEGULAMENTO APLICÁVeis.
REPORTAR os fATOS intERNAMENTe é fUNDAMENTAL PARA o sucesso DA CooperATIVA, ALÉM de
ser A CONDUTA esperADA e vALORIZADA.
Se você ACREDITA que UMA VIOLAÇÃO A este Código ou A ALGUMA lei, regrA ou rEGULAMENTO
foi ou provAVelmente serÁ COMETIDA por você ou ALGUÉM que reprESENTA A CooperATIVA,
você tem A OBRIGAÇÃO de rEPORTAR prONTAMENTe AO seu gestor IMEDIATO, que ele
gerALMENTe ESTARÁ em melhor POSIÇÃO de resolver A QUESTÃO.
EntrETANTO, se você NÃO se sente confORTÁVel PARA rELATAR A QUESTÃO A SEU gestor
IMEDIATO, ou tem UMA DÚVIDA ESPECÍFICA ou gerAL, pode entrAR em CONTATO com o
Comitê de CONDUTA por meio do CANAL de CONDUTA.
18
A CooperATIVA NÃO permite ou tolerA QUALQUER tipo de rETALIAÇÃO contrA QUALQUER PESSOA
que APResente UMA DENÚNCIA de BOA-Fé ou A queixA de VIOLAÇÃO deste Código ou ÀS leis
ANTICORRUPÇÃO. QUALQUER cooperADO COLABORADOR e PARceiro de negócio que se
envolverem em rETALIAÇÃO ESTARÃO sujeitos A MEDIDAS CABÍVeis, de ACORdo com CADA
SITUAÇÃO.
TRATAMENTO DE DENÚNCIAS
O sigilo DAS DENÚNCIAS rELATADAS SERÁ MANTIDO AO MÁXIMO, mesmo QUANDO o
DENUNCIANTe se IDENTIFICAR, MAS de MANEIRA COMPATÍVel com AS NECESSIDADES de
conduzir UMA APURAÇÃO ADEQUADA e de ACORdo com A lei. Nós sugerimos que o
DENUNCIANTe se identifique PARA fACILITAR NOSSA APURAÇÃO. EntrETANTO, se você NÃO se
sentir confORTÁVel, você pode fAZer A DENÚNCIA de MANEIRA ANÔNIMA por meio dos
CANAIS existentes.
Ao fAZer UMA DENÚNCIA, INCLUA o MÁXIMO de infORMAÇÕES e DETALHES possíveis, incluindo
EVIDÊNCIAS fORMAIS do que ESTÁ SENDO DENUNCIADO. ALEGAÇÕES vAGAS, NÃO ESPECÍFICAS ou
sem comprovAÇÃO do ocorrido SÃO MAIS difíceis de serem APURADAS.
TODAS AS DENÚNCIAS SERÃO registrADAS (por meio de um número de protocolo) e AS
MEDIDAS TOMADAS PARA APURAÇÃO serÃO docUMENTADAS e enVIADAS AO Comitê de
CONDUTA