Postado em 04/07/2018 | Compartilhar com


MINASUL COMEMORA O SUCESSO DO DIA DE CAMPO EM PARCERIA COM A FUNDAÇÃO PROCAFÉ
“Nosso trabalho, junto à instituição Procafé, é levar essa rotina de sustentabilidade para o produtor em todos os níveis”


MINASUL COMEMORA O SUCESSO DO DIA DE CAMPO EM PARCERIA COM A FUNDAÇÃO PROCAFÉ

 

A Minasul participou ativamente da realização do Dia de Campo da Fundação Procafé em Varginha, nos dias 20 e 21 de junho. Dias de aprendizado e soma de conhecimentos diversos entre pessoas e os recursos viabilizados pela tecnologia, seja através das incríveis máquinas que fazem toda a diferença no campo ou das operações de retaguarda nos bastidores da pesquisa, previsões meteorológicas e acompanhamento de todo o processo produtivo.

Nas oito estações de conhecimento montadas para o Dia de Campo, o produtor pôde acompanhar em detalhes as melhores técnicas desde a coleta de solo para a pesquisa, até o funcionamento de um Centro de Controle de Operações (CCO), com aplicativos que permitem, por exemplo, que o responsável pela fazenda acompanhe, por um sistema de rastreamento,  toda a trajetória dos tratores durante todo o dia de trabalho no campo. O técnico de informática da Minasul, Eduardo Mendonça, explica que tecnologias como esta, têm por finalidade o acompanhamento constante de tudo que é feito em toda área da plantação.

Com o pesquisador do Procafé, Alison Fagundes, os cafeicultores presentes aprenderam um pouco mais sobre a grande variabilidade que existe nas análises de terra e de como os resultados dependem de como as amostras de solo são coletadas. “A coleta errada de amostras do solo vai mascarar resultados que por sua vez não permitirão a correção adequada da terra e os resultados na lavoura. O produtor muitas vezes coloca pessoas erradas nessa tarefa, usa ferramentas erradas e assim não terá o resultado da análise correspondente à real situação do solo que se quer estudar. Isso se reverte em prejuízo no resultado das lavouras e na produção”, alerta.

O diretor da Minasul, Bernardo Paiva, ressaltou a importância do evento por agregar valores de sustentabilidade econômica, social e ambiental, além da evolução tecnológica. “Nosso trabalho, junto à instituição Procafé, é levar essa rotina de sustentabilidade para o produtor em todos os níveis”, afirmou.

O presidente da Fundação Procafé, José Edgard Pinto Paiva, comemorou o sucesso do Dia de Campo.  “Nossa vontade sempre é servir ao cafeicultor da melhor maneira. Que ele possa usar mais tecnologia, Aplicar melhor o conhecimento em suas lavouras, obter mais lucros e que tudo isso se reverta em benefícios para a população como um todo”, enfatizou.

Busca

Agrocast

O Agrocast é um dos canais de comunicação da Cooperativa Minasul para você, produtor, a respeito do Universo Agro. Temas relevantes de commoditie, economia e sustentabilidade da agricultura brasileira toda semana para você. Então fique de ouvidos atentos!!

© 2023 MINASUL - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO | Todos os direitos reservados.