Minasul Sede

A Minasul é uma Cooperativa Agroindustrial há mais de 60 anos no mercado, considerada a 2° maior cooperativa exportadora de café no Brasil. Situada em Varginha – Sul de Minas Gerais, a sede fica em um complexo de 143 mil m², possui quatro lojas com 17 mil itens de insumos e produtos veterinários (Varginha, Lavras, Carmo da Cachoeira e São João Del Rei) e mais 17 escritórios de negócios. Atualmente, possui 9.000 famílias cooperadas localizados em mais de 250 municípios.

A Cooperativa comercializa mais de 2 milhões de sacas de café por ano. Recebe o produto em bags (1,2 mil kg), granel e sacarias (60kg) e tem capacidade de armazenar mais de 2,2 milhões de sacas. Com todo o seu processo automatizado e equipamentos de última geração e padrão internacional para controle de estoque, movimentação, processamento, armazenagem e expedição de café, tem como vantagem competitiva a rastreabilidade do produto, tornando-se um diferencial para a cooperativa.

A Minasul potencializa a sua capacidade de produção com foco na qualidade e sustentabilidade consistente do café através do pleno desenvolvimento dos produtores. Para isso, apresenta aos cooperados workshops de mercado futuro para garantir que ele faça o melhor negócio. Oferece ainda suporte técnico com consultoria 360º da produção a comercialização. Valida a qualidade do café por meio de uma equipe de 8 profissionais Q Graders.

Firmando seu compromisso com desenvolvimento sustentável, a Minasul lançou o selo SustentAgro – Programa que fortifica o compromisso da Minasul com os objetivos de desenvolvimento sustentável. O selo reforça todo o comprometimento que a Cooperativa tem com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) estipulados pela ONU – Organizações das Nações Unidas. Dentre os 17 ODS, a Cooperativa espera, em até dois anos, atender a dez destes itens. E entre as ações já praticadas pela Cooperativa, a Usina Fotovoltaica, em operação desde 2021, tem capacidade de gerar energia suficiente para suprir a demanda de cerca de 400 casas populares, o que equivale a aproximadamente 1.000 habitantes.

Eleva sua estrutura a nível nacional e mundial para apresentar não só produtos de primeira linha, como também estreita as relações junto ao consumidor final. Com uma visão estratégica, leva o jeito brasileiro para outros continentes. Apresenta suas unidades internacionais (Minasul USA, Minasul Europe e Minasul Asia.) para dar liquidez aos cooperados, aumentando assim, a rentabilidade.

Pensando na digitalização de novos processos, a Minasul saiu na frente e criou em 2019 o Coffee Coin – uma moeda digital que permite a troca de café em produtos. E em 2021 foi convertida em um criptoativo, não restringindo mais à Cooperativa, passando a ser comercializado no mercado, garantido em café, com lastro real que possibilita maior segurança na hora de aplicar seu dinheiro.

Assim, a Minasul se destaca no mercado onde atua como uma das cooperativas que mais cresce no setor, fruto da parceria de seus colaboradores com os princípios adotados pela Minasul.

© 2017 MINASUL - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO | Todos os direitos reservados.