Postado em 16/02/2018 | Compartilhar com


4ª FECOM: Plataforma Global do Café traz soluções sustentáveis para o agronegócio
Práticas sustentáveis no agronegócio que trazem benefícios ao produtor e a sua propriedade


Diante de tantos problemas ambientais da atualidade, a agricultura sustentável deixou de ser uma opção, e passou a ser uma necessidade. A demanda por produtos sustentáveis tem sido cada vez maior e o valor de mercado também. Suprir às necessidades de produção e respeitar o meio ambiente, proporcionando qualidade de vida à população tem sido um dos grandes desafios do agronegócio hoje em dia.

Para cumprir com essa necessidade, os produtores encontram muitos parceiros engajados no planejamento sustentável da agricultura. A Plataforma Global do Café (GCP, da sigla em inglês) é uma associação internacional com mais de duzentos membros de todos os segmentos da cadeia produtiva do café. Ela atua hoje em oito países produtores que criam suas próprias estratégias de sustentabilidade no campo e ainda trocam informações e experiências entre eles.

No país, a GCP conta com 54 instituições membros e dezenas de parceiras. Ela age em duas instâncias: técnica e política. A primeira delas através do Grupo de Trabalho Brasil, que é responsável pela proposição e concepção de ações voltadas a sustentabilidade. E a segunda, através do Conselho Consultivo Nacional, que estabelece estratégias e valida iniciativas.

Desde o ano de 2012, uma das Ações da Plataforma, o Programa Brasil de Sustentabilidade, estimula e difunde práticas sustentáveis na cafeicultura, trazendo mais benefícios ao produtor e a cadeia como um todo para que tenham mais benefícios econômicos, sociais e ambientais.

A Plataforma Global do Café estará presente na 4ª FECOM - Feira de Negócios Cocatrel Minasul. Quem quiser conhecer mais sobre as práticas sustentáveis no agronegócio, é só visitar o stand C22, nos dias 6, 7 e 8 de março, no Espaço Cocatrel, em Três Pontas. 

Busca

Agrocast

O Agrocast é um dos canais de comunicação da Cooperativa Minasul para você, produtor, a respeito do Universo Agro. Temas relevantes de commoditie, economia e sustentabilidade da agricultura brasileira toda semana para você. Então fique de ouvidos atentos!!

© 2023 MINASUL - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO | Todos os direitos reservados.