Postado em 29/06/2023 | Compartilhar com


“A segurança alimentar do mundo nos próximos 30 anos está nas mãos do Brasil", Alysson Paolinelli.
Matéria de capa da Revista Minasul, nº 26/27, de julho de 2021.


“A segurança alimentar do mundo nos próximos 30 anos está nas mãos do Brasil.”

 

Foi essa a matéria de capa da Revista Minasul, nº 26/27, de julho de 2021. A edição especial foi produzida para homenagear o Engenheiro Agrônomo, ex Secretário de Estado de Agricultura de MG por três vezes e ex Ministro da Agricultura pelo governo Ernesto Geizel (1974 a 1979), Alysson Paolinelli, que fora indicado ao Nobel da Paz.

 

Paolinelli teve como missão de vida fazer do Brasil um país autossustentável em alimentos. Foi responsável pela revolução agrícola que elevou o Brasil como principal país exportador de alimentos básicos. Há 55 anos já se preocupava com o crescimento econômico sustentável, visando a alimentação saudável.

Fomentou o setor agro, incentivou a agricultura e para que isso desse resultado, foi necessário investimento tecnológico com base na educação, atraindo estudantes de mestrado e doutorado a fim de encontrar meios que pudessem fazer do país uma potência no ramo.

“Somos hoje o maior produtor de café do mundo, com uma média de 40 milhões de sacas ao ano e a Minasul exporta o grão verde para mais de 25 países. Isso só foi possível porque tivemos pessoas como o ex-ministro da agricultura, Alysson Paolinelli, que iniciou todo este movimento”.

José Marcos Rafael Magalhães

Diretor presidente da Minasul

 

A agricultura brasileira agradece, Mestre!

Descanse em Paz

29 de junho de 2023

 

Sobre Paolinelli

No dia 10 de julho de 1936, em Bambuí (MG), 270 km de distância da capital mineira, nascia Alysson Paolinelli. Aos 15 anos foi estudar em Lavras (MG) onde também se formou engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), em 1959. No mesmo ano, tornou-se professor de hidráulica, irrigação e drenagem na instituição, onde mais tarde ocuparia o cargo de diretor, até 1970.

No ano seguinte, foi convidado a comandar a secretaria de Agricultura de MG. Este cargo ocupou por três vezes. Em 1974 alçou o posto de Ministro da Agricultura e seguiu até 1979. Atuou no legislativo, foi presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e nas últimas duas décadas se destacou conquistando vários prêmios, entre eles o World Food Prize, em 2006, considerado o “Nobel da Alimentação” e em 2019 foi nomeado Embaixador da Boa Vontade do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

Em 2021, fora indicado ao Nobel da Paz pela contribuição e dedicação à agricultura tropical, segurança alimentar e sustentabilidade que as novas tecnologias trouxeram à produção de grãos.

 

Confira a matéria da Revista no link abaixo

https://www.minasul.com.br/revista/brasileiro-de-minas-gerais-disputa-nobel-da-paz-2021

Busca

Agrocast

O Agrocast é um dos canais de comunicação da Cooperativa Minasul para você, produtor, a respeito do Universo Agro. Temas relevantes de commoditie, economia e sustentabilidade da agricultura brasileira toda semana para você. Então fique de ouvidos atentos!!

© 2023 MINASUL - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO | Todos os direitos reservados.