Postado em 28/11/2022 | Compartilhar com


Cooperado Minasul está entre os nove melhores fornecedores mundiais da Illycaffè
Cláudio Esteves Gutierrez produz cafés na Fazenda Tahiti. Na final internacional, terminou em primeiro lugar como fornecedor brasileiro


Cooperado Minasul está entre os nove melhores fornecedores mundiais da Illycaffè

Cláudio Esteves Gutierrez produz cafés na Fazenda Tahiti. Na final internacional, terminou em primeiro lugar como fornecedor brasileiro

 

O produtor mineiro Cláudio Esteves Gutierrez, cooperado da Minasul, conquistou o primeiro lugar como fornecedor brasileiro no 31º Prêmio “Ernesto Illy” de Qualidade Sustentável do Café para Espresso, durante o 7º Prêmio “Ernesto Illy” Internacional. A final reuniu os 40 melhores fornecedores de cafés para a marca italiana no dia 17 de novembro, em Roma, na Itália.

Cláudio Gutierrez produz cafés na Fazenda Tahiti, na região da Chapada de Minas. A premiação da Illy Café reconhece os melhores fornecedores de diversas regiões produtoras e três deles vão para a final internacional com representantes de outros nove países. Cláudio foi selecionado, e venceu a final nacional como o melhor fornecedor brasileiro da Illy, ficando entre os nove melhores do mundo.

A Fazenda Tahiti produz um café suave, perfeito para espresso, com notas marcantes de chocolate e açúcar mascavo. Cláudio Esteves considera fundamental o apoio da Minasul durante toda a jornada. “Temos muito orgulho de fazer parte da Minasul, que sempre nos apoiou, especialmente por meio de seu Departamento de Cafés Especiais”.

O coordenador de cafés especiais da Minasul, Douglas Cal Martins, explica que sempre se leva em conta o potencial de cada café e, quando o departamento identifica diferenciais, o cooperado é orientado. “O que aconteceu com o Cláudio foi isso. Esse café é da safra 2021/2022, exatamente quando eu cheguei à Minasul e provei o café dele, vi potencial, gostei muito e fiz contato. Ele colocou o café no nosso Concurso, no concurso da BSCA [Associação Brasileira de Cafés Especiais], no concurso da Illy… Ou seja, ele participou desses concursos por causa da nossa orientação”. Douglas explicou que Cláudio dividiu um lote de 80 sacas em lotes menores e colocou o mesmo café em todos os concursos. “E aconteceu que ele ganhou o nosso Concurso, aqui na Minasul, e o concurso da Illy. Isso é parte do nosso trabalho. Toda vez que a gente enxerga potencial, nós orientamos o cooperado a se inscrever em concursos”.

Prêmio IllyCaffè

O prêmio Illycaffè seleciona os melhores produtores de arábica do mundo, e leva o nome do líder da Illycaffè e filho do fundador da empresa. É uma homenagem ao trabalho da empresa em três décadas, estimulando a produção sustentável.

A Illycaffè analisou as amostras da safra 2021-2022 em seus laboratórios e selecionou para a final os melhores lotes: Brasil, Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia, Nicarágua e Ruanda. Uma das amostras conquista o título de “Best of The Best”. Nove especialistas independentes – chefs, jornalistas, provadores de café e profissionais do segmento –, avaliaram os lotes da safra 2021-2022 em um processo de degustação às cegas. Foram finalistas. Consumidores também experimentam os cafés selecionados em degustações nas lojas Illy em vários países e apontam o vencedor do prêmio “Coffee Lover’s Choice”.

Além de Cláudio Gutierrez — melhor fornecedor brasileiro da Illycaffè, foram selecionadas como representantes do Brasil: João Batista dos Santos (Matas de Minas) e Cândido de Sordi Machado (Sul de Minas).

O prêmio “Coffee Lover’s Choice” desta edição foi para a amostra da Cooperativa CoopeAtenas, da Costa Rica. O “Best of The Best” foi para a Etiópia, com a Tracon Trading.

Busca

Agrocast

O Agrocast é um dos canais de comunicação da Cooperativa Minasul para você, produtor, a respeito do Universo Agro. Temas relevantes de commoditie, economia e sustentabilidade da agricultura brasileira toda semana para você. Então fique de ouvidos atentos!!

© 2023 MINASUL - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO | Todos os direitos reservados.