Postado em 19/09/2023 | Compartilhar com


Encontro feminino de cafeicultoras discute desafios e projeções do mercado
O Encontro contou com cerca de 40 produtoras em busca de inovação e conhecimento sobre o mercado de café.


O segundo Encontro Amam - Associação das Mulheres do Agronegócio Minasul, foi marcado por palestras que destacaram a participação feminina na cafeicultura e demais atividades agrícolas. Um dos temas abordados foi a gestão de riscos de preço para as cafeicultoras. A especialista de Risco na Olan Agri, Lorena Leonel, ressaltou ferramentas importantes que as produtoras podem usar para valorizar ainda mais seus cafés no mercado.  


'Hoje as ferramentas disponíveis no mercado para gerenciamento de risco de preço no mercado de café são de extrema importância para essas produtoras agregarem mais valor ao produto a que tanto se dedicam', disse Lorena. 

A participação feminina na cafeicultura cresce cada vez mais, e valorizar isso faz parte do processo evolutivo da cadeia. A Minasul tem, há alguns anos, trabalhado na realização dessa missão. E um dos caminhos para promover cada vez mais as mulheres no café é o conhecimento, conforme explica a palestrante Rachel Martins, Ceo da RM Talents.  

Porque trazer conhecimento para as mulheres do café é fundamental, ainda mais quando a gente fala da importância delas na gestão do negócio familiar. A Minasul é um exemplo quando traz para elas conhecimento, e a gente saber que conhecimento nunca é demais,” conclui. 

 

Segundo dados do governo federal, com base no último Censo Agropecuário, mais de 40 mil estabelecimentos rurais com produção de café são dirigidos por mulheres, e outros 32,4 mil têm elas na codireção. Não importa a função desempenhada, as mulheres estão presentes em todas as etapas da produção do café, e o interesse delas pela cafeicultura é cada vez maior, como conclui Suelen Flausino, uma das palestrantes do encontro e Engenheira Agrônoma e vendedora da Minasul.  

“'Esse encontro traz para nós uma troca de experiência muito importante', ressalta a palestrante. 

O Encontro contou com cerca de 40 produtoras em busca de inovação e conhecimento sobre o mercado de café. É fundamental ter esse tipo de auxílio para que as mulheres possam aplicar da porteira pra dentro das fazendas. Como confirma a Maria Sarto que é produtora de cafés especiais e cooperada da Minasul. 

“Este tipo de evento, para nós produtoras, proporciona bastante conhecimento de grande valor e nos auxilia a ser bem sucedidas com tudo o que temos feito dentro da nossa propriedade. Além disso nos indica o melhor procedimento na hora das cobranças.” 

 

Busca

Agrocast

O Agrocast é um dos canais de comunicação da Cooperativa Minasul para você, produtor, a respeito do Universo Agro. Temas relevantes de commoditie, economia e sustentabilidade da agricultura brasileira toda semana para você. Então fique de ouvidos atentos!!

© 2023 MINASUL - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO | Todos os direitos reservados.