Postado em 30/04/2021 | Compartilhar com


Estação Meteorológica da Minasul oferece suporte à agricultores na tomada de decisões
.


A Minasul vem trabalhando para melhorar, cada vez mais, a qualidade da agricultura do seu cooperado, seja em café ou outras lavouras. Visando esse diferencial, a Cooperativa investiu em um software de estação meteorológica que garante o armazenamento de informações para melhorar o plantio e evitar surpresas no processo de cultivo dos grãos.

Essa tecnologia assertiva traz sensores que compõe as estações e são capazes de medir com precisão, chuva acumulada, vento, irradiação, evaporação, pressão atmosférica, temperatura, geolocalização entre outras informações, captadas a cada 10 minutos. Entre os locais de funcionamento, há estações no Complexo Operacional da Minasul, no Procafé e na Epamig (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), além das regiões de Cristais e Campanha. A Epamig, até agora é a única estação meteorológica que tem acesso aos dados históricos para pesquisa. Os dados coletados serão compartilhados com a Cooperativa para ajudar o cooperado a ter mais informações quanto a sua lavoura.

De acordo com o analista de sistemas da Minasul e um dos colaboradores envolvidos diretamente no projeto, Edmilson Vieira Gomes, as estações meteorológicas são um grande aliado do produtor pois apresentam dados assertivos quanto ao clima.

“As estações armazenam dados históricos com a finalidade de auxiliar os agricultores nos assuntos relacionados às lavouras. A estação consegue medir o nível de chuva em um determinado período e com isso, o produtor saberá quanto de foliar, por exemplo, poderá colocar no solo para melhorar sua colheita”, diz.

As estações são fornecidas e custeadas pela Minasul em forma de comodato ou empréstimo para uso. É feito um contrato de concessão para uso daquele instrumento e todos os dados captados e armazenados são repassados para conhecimento dos cooperados e acessados por meio do AgroApp Minasul.  

Segundo o diretor de Novos Negócios, Luis Henrique Albinati, as estações são autônomas, funcionamento por meio de energia solar.

“Temos placas solares e baterias em cada uma das nossas estações e com isso autonomia para trabalhar até dois dias em escuridão total”, e completa. “Os aparelhos são calibrados periodicamente, por um laboratório certificado, a fim de manter a funcionalidade do sistema. Prezamos muito por informações que ajudem o cooperado e as estações abrem espaço para um novo direcionamento, quando o assunto é agricultura. É um novo caminho a ser trilhado pela Minasul”, reitera Albinati.

 

 

Busca

Agrocast

O Agrocast é um dos canais de comunicação da Cooperativa Minasul para você, produtor, a respeito do Universo Agro. Temas relevantes de commoditie, economia e sustentabilidade da agricultura brasileira toda semana para você. Então fique de ouvidos atentos!!

© 2023 MINASUL - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO | Todos os direitos reservados.