Postado em 18/11/2022 | Compartilhar com


Melhor café fermentado da safra 2022/2023 Minasul é da Fazenda Taquaral, Três Corações
Escolha foi realizada nesta quinta-feira, durante a SIC. O prêmio para a produtora Sylvia Morais é uma viagem para a World of Coffee 2023, na Grécia


Melhor café fermentado da safra 2022/2023 Minasul é da Fazenda Taquaral, Três Corações

 

Escolha foi realizada nesta quinta-feira, durante a SIC. O prêmio para a produtora Sylvia Morais é uma viagem para a World of Coffee 2023, na Grécia

 

A grande campeã do concurso “Exotic Experience” Safra 2022/2023 Minasul é a produtora Sylvia Morais de Souza Tinoco, da Fazenda Taquaral, em Três Corações, com 87,35 pontos. Marcos Paiva Foresti (Fazenda do Lobo/Três Corações) foi o segundo colocado, com 87,17 pontos, e Isabela Lima Reis (Fazenda Bela Vista/Varginha), a terceira, com 87,10 pontos. A escolha ocorreu nesta quinta-feira (17), no estande da Minasul na Semana Internacional do Café (SIC). Um cupping reuniu compradores nacionais e internacionais para ranquear os 10 melhores lotes de cafés fermentados, produzidos pelos Cooperados Minasul nesta safra.

A feira, listada entre as principais do Brasil, começou na quarta-feira (16) e se encerra hoje (18), no Expominas, em Belo Horizonte. Sylvia Morais ganhou uma viagem para a World of Coffee 2023, a feira de cafés especiais da Europa, promovida pela Specialty Coffee Association - Europe (SCA), em Atenas, na Grécia. A premiação é fruto de uma parceria entre a Minasul e a UPC (Union de Productores de Café).

Sylvia considera um privilégio ficar em primeiro lugar entre tantos cafés excelentes. “A gente estava na expectativa, sabia que tinha um café bom, mas tem tantos cafés bons que, no final, foi uma surpresa. Estou muito feliz”, disse a produtora. Sylvia Morais afirma, também, que a premiação eleva o produto dela a um outro patamar, o que representa mais responsabilidade. “É o compromisso com os compradores, com quem vai tomar o café. Uma responsabilidade muito grande. Nós já fazemos um trabalho sério na fazenda, um trabalho que envolve toda a família, desde os meus bisavós. Esse cuidado vem passando de geração a geração. Temos consciência da importância disso tudo”. Sobre o empenho e o profissionalismo da Minasul na promoção dos cafés produzidos pelos cooperados, Sylvia avalia que a Cooperativa faz um trabalho primoroso para valorizar o produtor.

Vinícius Silva, founder da UPC, considera excepcional a proposta da Minasul de premiar os top 10 de cafés fermentados por entender que a iniciativa representa melhorias importantes no processo de pós-colheita do café. “Traz muita inovação. Muitos clientes gostam desse tipo de café, e a produção está cada vez mais se profissionalizando”.

Vinícius disse, ainda, que a inovação merece ser replicada, o que não era possível até agora porque havia poucos cafés fermentados. Na avaliação dele, a Minasul atingiu um nível excepcional de qualidade. “Os cafés das três primeiras colocações ficaram muito próximos. Não chegou a meio ponto a diferença entre o primeiro colocado e o terceiro. Foi muito disputado”.

 

“Rei do Galo” no estande da Minasul

 

Em ano de Copa do Mundo, a presença da Minasul na SIC 2022 faz um paralelo entre o futebol e o café do Brasil, reconhecidos e valorizados nos cinco continentes. 

No segundo dia da SIC, a programação começou às 13h com a presença VIP do melhor jogador da história do Atlético Mineiro: Reinaldo Lima, que teve passagem vitoriosa também na seleção brasileira, com 14 gols marcados em 37 jogos. O “Rei do Galo” esteve presente em um painel sobre o futebol e os cafés do Brasil, evento que antecedeu o cupping final dos fermentados e a revelação do melhor café fermentado “Exotic Experience” Safra 2022/2023 Minasul.

Reinaldo disse que foi uma honra atender o convite da Minasul para estar em um evento tão importante dedicado a ampliar a visibilidade ao café, “A Minasul está de parabéns, não só pela estrutura que montou, mas, principalmente pelo grão. São cafés de qualidade. Nós mineiros sabemos o que é bom, e a Minasul traz seus melhores cafés”.

Busca

Agrocast

O Agrocast é um dos canais de comunicação da Cooperativa Minasul para você, produtor, a respeito do Universo Agro. Temas relevantes de commoditie, economia e sustentabilidade da agricultura brasileira toda semana para você. Então fique de ouvidos atentos!!

© 2023 MINASUL - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO | Todos os direitos reservados.