Postado em 14/09/2023 | Compartilhar com


Minasul abre suas portas e apresenta processos e serviços em tour de cooperados durante o Compra Minas.
Centenas de cafeicultores das regiões Chapada, Matas de Minas, Sul de Minas, Mantiqueira de Minas e Campo das Vertentes estiveram no Complexo Operacional da Minasul, em Varginha/MG.


Minasul abre suas portas e apresenta processos e serviços em tour de cooperados durante o Compra Minas

 

Centenas de cafeicultores das regiões Chapada, Matas de Minas, Sul de Minas, Mantiqueira de Minas e Campo das Vertentes estiveram no Complexo Operacional da Minasul, em Varginha/MG, durante os três dias de realização da Compra Minas, realizada entre os dias 4 e 6 de setembro. A visita faz parte do projeto de cooperativismo da Minasul que prioriza visitas técnicas às instalações e iniciativas de relacionamento, já que alguns destes produtores estão há quase 600 km de distância da sede.

Os cooperados foram recebidos pela diretoria da Minasul que apresentou números, metas e expectativas da Cooperativa para a safra atual e a próxima. O tour teve início do armazém de café do Complexo, passando pelo laboratório de classificação, setor administrativo e, claro, pelo pavilhão onde estava montada a Compra Minas – oportunidade para o cafeicultor comprar seus insumos com preço e prazos diferenciados. Os produtores garantiram, também, as inscrições das amostras dos cafés que eles depositaram na Minasul para concorrerem à 31ª Edição do Concurso Qualidade em Cafés Sustentáveis, evento que no ano passado, reconheceu lotes do Sul de Minas e da Chapada de Minas como os melhores cafés da safra 22/23.

"Foi muito importante essa ação de trazer o cooperado aqui para conhecer a estrutura da Minasul, pois assim eles conseguiram visualizar a grandeza da Cooperativa, que também é deles. Recebemos diversos cooperados e mais de 90% deles não conheciam, nunca tinham vindo à Minasul, e muitos nos deram o feedback de que ficaram encantados com o que viram e que não esperavam que a estrutura aqui no Complexo fosse tão eficiente como é. Aproveito para convidar a todos os outros cooperados a virem conhecer a nossa casa. As portas estão sempre abertas!", comentou o diretor comercial da Minasul, Guilherme Salgado.

Ao final da visita, eles puderam conhecer a Usina de Rebenefício de café da Minasul, localizada no Distrito Industrial Cláudio Galvão Nogueira, também em Varginha. A Usina tem capacidade de armazenamento estático de 800 mil sacas e de processamento e rebenefício da ordem de 7.200 sacas/dia.

“Foi muito bacana visitar a cooperativa! A gente não tem oportunidade de estar todo dia presente, e ainda assim temos total confiança na Minasul, pois são muitos anos trabalhando com esta Cooperativa e, por isso, foi muito importante este dia de hoje para nós”, comentou o cooperado de Capela Nova/MG, Humberto Moreira. 

A Minasul possui em seu quadro associativo atualmente, 10 mil famílias cooperadas, atuando em cerca de 250 municípios mineiros, através de 18 Unidades de Negócios, além de quatro lojas: Varginha, Carmo da Cachoeira, Lavras e São João del Rei.

 

31º CONCURSO QUALIDADE EM CAFÉS SUSTENTÁVEIS MINASUL

Nesta disputa, os produtores com lotes inscritos poderão apresentar seus engajamentos em relação à sustentabilidade através de boas práticas ambientais, sociais e gestão. O resultado será reconhecido através do Prêmio Legado do Ano, a ser anunciado durante a cerimônia de encerramento. A homenagem marca, também, o lançamento do Protocolo Minasul de Sustentabilidade (*).

O regulamento do Concurso prevê participação com lotes de cinco a 10 sacas, sendo importante destacar que a Minasul procura promover e valorizar a comercialização desse lote para que, posteriormente, essas poucas sacas sejam a porta de entrada para que esses compradores do mercado internacional possam vir ao Brasil e conhecer o trabalho lá na propriedade desses produtores.

A lista com os 40 finalistas – sendo 10 na categoria AMAM, 10 na categoria café cereja descascado/despolpado e 20 na categoria cafés naturais - será divulgada através dos canais de comunicação da Minasul no dia 5 de outubro. Após o anúncio, nova amostra dos lotes inscritos no concurso será preparada para a fase final. Os campeões serão conhecidos no dia 26 de outubro, em cerimônia exclusiva para premiação dos cooperados finalistas.

O 31º Concurso Qualidade em Cafés Sustentáveis Minasul é uma realização da Minasul, através do departamento de cafés especiais da Cooperativa, com auditoria coordenada pelo CCCMG – Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais, com apoio institucional de Minasul Specialty Coffees e Minasul Sustentagro.

 

(*) Para saber um pouco mais sobre o Protocolo Minasul de Sustentabilidade, acesso nossas redes e fique por dentro!

 

SERVIÇO:

31º Concurso Qualidade de Cafés Sustentáveis Minasul

Inscrições e entrega do lote até: 22 de setembro de 2023

Divulgação dos Finalistas: 5 de outubro de 2023

Resultado final: 26 de outubro de 2023

https://www.minasul.com.br/pt/institucional/concurso

 

Busca

Agrocast

O Agrocast é um dos canais de comunicação da Cooperativa Minasul para você, produtor, a respeito do Universo Agro. Temas relevantes de commoditie, economia e sustentabilidade da agricultura brasileira toda semana para você. Então fique de ouvidos atentos!!

© 2023 MINASUL - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO | Todos os direitos reservados.