Postado em 23/02/2019 | Compartilhar com


Mulheres fortes, como o café, chamam a atenção da Volcano
.


Elas são demais! As mulheres do café estão com tudo! A Minasul, ao acompanhar o crescimento das mulheres nas lavouras, sentiu a necessidade de destacar esse avanço e, assim, criou o Selo AMAM, como forma de reconhecer as cooperadas e seus produtos.  

Um dos projetos que terão o selo AMAM é a grande parceria com a AMECAFE – Associação das Mulheres Empreendedoras do Café da Serra da Mantiqueira, que já possui mais de 140 associadas. Juntas, compõem uma entidade tão expressiva quanto, e que gere a atividade que elas exercem: o cultivo do café. O objetivo é ofertá-lo aos compradores, cheio de beleza e qualidade. Se isso é coisa de mulher, tem muita gente gostando, principalmente o mercado, ávido por cafés de excelência, como os que elas e outras produtoras com o selo AMAM produzem.

A parceria com a AMECAFE já há dois anos, visa divulgar a associação, ajudá-las a ganhar representatividade, poder de negociação, além de reunir cafés com características diferentes e ganhar mais poder comercial.  

Esta visibilidade tem permitido negociações diretas com compradores interessados em manter boas relações com suas fontes produtoras de bons cafés. Um exemplo é a Volcano Coffee Works, uma torrefadora britânica - clientes da Minasul - que foram convidados pela Cooperativa a conhecerem as propriedades de seus cooperados, entre eles, as produtoras da associação, com o fim de solidificar ainda mais essa amistosidade. Para a Volcano, a possibilidade de obter cafés de boa procedência; para as mulheres, proteção da volatilidade do mercado, ainda mais em um ano confuso, de safra recorde, instabilidades econômicas e políticas a sacudir a embarcação. O mercado valeu-se disso para suprir seus estoques fazendo com que o preço da commodity café caísse para patamares similares aos de 2004.  Ao que tudo indica, essa situação prevalecerá em 2019, atingindo sobretudo os pequenos produtores.

A parceria com a Volcano tem essa peculiaridade, a de garantir um modelo fixo acima do preço praticado pelo mercado atual. Essa proteção deve dar às mulheres mais condições de seguir adiante e continuarem a produzir com qualidade, o que pressupõe muitos investimentos.

Este encontro, proporcionado pela cooperativa, e esta oportunidade de contato direto entre as produtoras e o cliente final, visa evitar que elas vendam a sua produção a intermediários do mercado, encolhendo os ganhos das produtoras, ao mesmo tempo que o café chega mais caro para o comprador fora do país.  Esse formato de transações ganhou preço e segurança através da Minasul, que agregou cursos sobre agricultura e educação, assistência com transporte, armazenamento e comercialização, planejamento de agronomia e estratégia para aumentar a eficiência e a produtividade.

AMECAFÉ – Associação das Mulheres Empreendedoras do Café da Serra da Mantiqueira

A Amecafé reúne mais de 140 mulheres produtoras de café, distribuídas em propriedades dos municípios de São Gonçalo do Sapucaí, Campanha, Cambuquira, Conceição do Rio Verde, Lambari, Heliodora, Pedralva, São Sebastião da Bela Vista e Jesuânia.

 

Selo AMAM – Associação das Mulheres do Agronegócio Minasul

O Selo AMAM foi lançado no Dia Internacional do Café, quando a Minasul focou suas homenagens às mulheres produtoras. O Selo será sempre usado em eventos e outras atividades que envolvam as mulheres produtoras de café da Minasul e teve sua primeira apresentação na final do 1º Concurso Minasul Amecafé. O Selo AMAM é mais um marco no já movimentado universo das mulheres do agronegócio e vai valorizar também as ações que a Cooperativa promove para suas produtoras. E motivos para isso não faltam: de acordo com a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), na publicação ‘Mulheres no Agro’ de 2017, 59,2% das mulheres são donas ou sócias de propriedades, 98,3 acreditam que ambos os sexos podem dirigir os negócios e 54,5% das mulheres têm interesse pessoal em gestão empresarial, conhecimento fundamental para o sucesso do negócio.

Busca

Agrocast

O Agrocast é um dos canais de comunicação da Cooperativa Minasul para você, produtor, a respeito do Universo Agro. Temas relevantes de commoditie, economia e sustentabilidade da agricultura brasileira toda semana para você. Então fique de ouvidos atentos!!

© 2023 MINASUL - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO | Todos os direitos reservados.