Postado em 21/12/2022 | Compartilhar com


Minasul lança mais uma edição dos Microlotes Exclusivos
Os campeões do 30º Concurso Qualidade Minasul e do Melhor Café Exotic Experience foram os protagonistas deste grande evento


A Minasul lançou mais uma edição dos Microlotes Exclusivos da Safra 2022/2023. Os cafés selecionados durante o 30º concurso Minasul de Cafés Especiais, se destacaram com mais de 91 pontos, nas categorias Café Cereja Descascado / Despolpado e Café Natural. Já a categoria Café Fermentado foi selecionada através de um concurso que elegeu as 10 melhores amostras do ano, dentro do projeto Exotic Experience, e que foi promovido durante a Semana Internacional do Café - SIC 2022, em Belo Horizonte/MG. Esses cafés produzidos nas regiões Sul de Minas e Chapada de Minas têm como diferencial o cuidado dos produtores com a cultura.

O produtor Antônio Bento, do sítio Bela Vista, em Varginha, no Sul de Minas foi o campeão na categoria Café Natural. Ele destaca que “não existe segredo para produção de cafés especiais, mas cuidar bem principalmente do pós-colheita é essencial”.

Para Sylvia Tinoco, da fazenda Taquaral, em Três Corações, também região Sul de Minas, que foi premiada como o Melhor Café Exotic Experience, o primordial para o preparo de um bom café fermentado está no cuidado com todos os processos. “Acho que o segredo é um cuidado muito grande com a lavoura, e também um cuidado especial com o processo. Então tem que trabalhar a questão do tempo da fermentação e esse pós-colheita que também é muito importante neste caso.”

O objetivo desta ação da Minasul é promover a qualidade destes cafés especiais, além de buscar a valorização do trabalho do produtor no campo. Isto é o que percebe, também, Luciana Valias Meirelles, produtora da Fazenda Valias, em Capelinha, na Chapada de Minas, que foi a campeã da 30˚ edição do Concurso Qualidade Minasul de Café, na categoria Café Cereja Descascado. “Nada melhor do que ter um trabalho reconhecido. Qualquer trabalho quando é reconhecido e valorizado ele traz mais incentivo. Porque não adianta você produzir um café muito especial e ser vendido como café comum, ter um trabalho especial e não ter valor. Ele tem um trabalho a mais, um capricho a mais, um cuidado a mais”.

Evento

O lançamento dos microlotes exclusivos abriu, ainda, as comemorações pelo 1º aniversário da Cafeteria Sul Real, da Minasul, e que está localizada dentro do Shopping de Varginha/MG. O evento teve como objetivo a valorização da origem do café e da qualidade produzida em campo, além de promover o consumo de cafés especiais.

José Marcos Rafael Magalhães, diretor presidente da Minasul, destaca que “a cafeteria foi criada exatamente para promover uma linha direta entre produtor e consumidor. E a maior garantia que o nosso produtor está fazendo um grande trabalho é este tipo de comemoração. Hoje somos uma nação que produzimos qualidade.”

A cada safra é possível perceber o quanto os produtores têm se empenhado em produzir com tanta dedicação. No campo são feitos investimentos altos, mas que apresentam resultados que surpreendem.

Acabou aquele país que produzia comodities. Nós estamos atendendo o gosto, nossa população desenvolveu essa capacidade de perceber sabores então para os próximos anos a gente quer cada vez mais incentivar os nossos produtores a fazer cafés especiais, não só pra nós, mas para o mundo todo”, concluiu José Marcos.

Além da produção do café é preciso que o cafeicultor esteja atento ao mercado, trabalho que é feito pela Minasul, que conta com um time especializado em encontrar as melhores oportunidades para os cooperados.

De acordo com o diretor comercial da Minasul, Guilherme Salgado, “esta ação é importante para a divulgação das fazendas para o mundo e para o mercado interno. Além disso, mostra a qualidade que o produtor produz e valoriza o café”.

Busca

Agrocast

O Agrocast é um dos canais de comunicação da Cooperativa Minasul para você, produtor, a respeito do Universo Agro. Temas relevantes de commoditie, economia e sustentabilidade da agricultura brasileira toda semana para você. Então fique de ouvidos atentos!!

© 2023 MINASUL - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO | Todos os direitos reservados.